Thursday, August 18, 2005

Correio Aquático

Aguardo o momento de me espraiar, dando forma à palavra que compõe o verbo, ficar assim, na diagonal, revelando apenas o bocal, procurando ser visível para quem me saiba ver, pegar em mim e com cuidados maternais ou curiosidade infantil, sacar uma rolha que tenha sabido conservar-me do sal e do chão de água em que boiei durante todo este tempo.

Com as preocupações tolas próprias de uma mensagem engarrafada, receei que o vidro fizesse o papel de lupa, e que nos ares ardentes dos trópicos que me bafejaram, o papel enrolado desistisse de chegar ao areal e pegasse fogo, abandonando-se à justa lei física.

Cruzei-me com barracudas que me miraram com olhos de apetite, confundindo-me com presa, e receei por elas, não lhes querendo ferir a boca com os meus cacos de vidro; com congros nos mares do Chile, a quem desejei longa vida, se não fossem parar às mãos de algum poeta dado a artes gastronómicas; levei comigo uma estrela do mar, que me abraçou com suas ventosas, largando uma mão de vez em quando para acenar aos cavalos-marinhos que por nós passavam.

Na borrasca de um mar que se atrevem a chamar de Pacífico, veio-me o medo, o medo de que as ondas me levassem contra as pontas do recife, me quebrassem a pele, e ali jazeriam meus restos, os vidros permanecendo e reflectindo as cores surreais, o papel desfazendo-se, as palavras afogando-se nas águas menos mexidas do fundo, olhando para cima de vez em quando e vendo milhares de bolhas, numa revolução de águas zangadas.

Agora que penso nisso, seria honroso jazer numa tamanha profusão de coral, de peixes de cores impossíveis e anémonas brilhantes, aguardando as noites em que a lua incha até quase estourar, grávida de luz que me pareceria prata, ali, no fundo.

8 comments:

Carolina said...

Tão bonito!
Ai quem dera ser garrafa com mensagem dentro!
Bonito texto a pedir continuação...

Anonymous said...

há muito tempo que não lia assim, talvez nunca tenha lido algo semelhante...palavras de ceda...
estou apaixonada por os teus escritos, vou sonhar com eles!!
Soraia ***

Carolina said...

Quererá dizer: Palavras de seda??
( Não leve a mal,vícios de professora, que mesmo reformada tem a mania de corrigir.Distrcções temos todos!Eu passo a vida de dicionário na mão, tantas são as dúvidas!) Ai a língua portuguesa é cheia de armadilhas!!!...

kanuthya said...

Ela não leva a mal, certamente :)

Carolina said...

Ora vê? E em "distrcções" me distraí!!!...

Anonymous said...

ups :) foi mesmo mau, nem sequer consigo compreender como escrevi seda com "C", deve ter sido por me levantar muito cedo:P só tenho pena não por mim, mas pelo erro deixar o meu sentimento sem qualquer credibilidade...:( não tenho palavras, enfim...:)
jinho***

Carolina said...

Qual quê???
Seu sentimento é mais forte que o erro!!!
SENTIMENTO FICA!!! S(s) trocados por C(s), leva-os qualquer fraca brisa!!!
Bj

Anonymous said...

Soraia, o c é do teu coração de seda, que enche de felicidade a tua prima!
E como é lindo o que brota dela!